quarta-feira, 6 de julho de 2011

Texto Ética na Internet


ÉTICA NA INTERNET E SUAS INFLUÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Bruna Menegati de Souza
Pedagogia – UNICENTRO

Introdução

Esse texto trata sobre a ética na internet relacionada ao seu uso no ambiente escolar. Com o objetivo de conhecer e esclarecer como proporcionar o uso adequado da internet na escola faremos um estudo de alguns autores que discutem o tema. Em vista disso, é importante que o professor conheça as regras que definem seu papel quanto ao exercício da ética na internet para orientar seus alunos.

Considerações sobre a internet

“Para os jovens, o mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta. Mas é preciso orientá-los a reconhecer e a evitar os riscos da internet” (MOÇO, 2010, p.92). Ou seja, a ética orienta, supervisiona, e questiona. A transmissão desses conceitos são parte integrante dos professores com o objetivo de passar valores para os alunos, pois estão sempre educando, apesar de na escola a informática estar sendo usada com versões antigas.
E por que não ensinar a ética na internet mostrando seus benefícios e seus riscos. Quando alguém acessa a internet o mundo se torna pequeno, pois a possibilidade de interação é imensa, graças aos sites de bate-papo, E-mail, sites de relacionamentos, entre outros.
A troca de informações faz o usuário enriquecer seu conhecimento. Essa nova tecnologia faz com que o diálogo do professor com o aluno se torne amplo, pois a experiência do professor poderá ser ultrapassada além dos muros da escola junto ao educando.
“Os benefícios das novas tecnologias estão na emergência do aprendizado em rede, ou seja, novas formas de aprendizado coletivo. Nossa tradição de educação “fabril”, no entanto, estimula a criação de ambientes de treinamentos que favorecem o uso mecânico de ferramentas que têm alto potencial criativo” (SCHWARTS, 2010, p.4e5). Como a internet é um espaço de expressão, no qual se manifestam as injúrias e frustrações dos cidadãos diante dos comportamentos das organizações, a ética se torna o melhor diagnóstico para a transformação na sociedade.

Leis: importante ter

Não se pode deixar de analisar os riscos que a internet ocasiona aos usuários: vícios, desintegração do indivíduo com a sociedade, a troca das letras pelos bytes, ou seja, pouco contato com os livros.
Através de leis a internet insere punições para qualquer tipo de manifestação inadequada que o usuário possa ter. Caso algo aconteça o responsável irá respomder por seus atos infracionais. Uma das normas de comportamentos que se conhece para que haja disciplina na internet se dá através da Netiqueta, dez mandamentos da ética na internet, que segundo citado no blog do Colégio Antônio Vieira (2008, p1) são:

Não use o computador para prejudicar as pessoas;
Não interfira no trabalho de outras pessoas;
Não altere arquivos alheios;
Não use o computador para roubar;
Não use o computador para obter falsos testemunhos;
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou;
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão;
Não se aproprie de idéias que não são suas;
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve;
Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.


Como já foi citado na introdução, o professor precisa conhecer as regras da ética na internet para poder orientar os alunos, pois essa orientação refere-se ao uso da internet e das redes sociais em sala de aula sem perder de vista os benefícios trazidos pela rede. Logo se vê a importância das regras. O educando que consegue seguir esses mandamentos ou orientações pode-se dizer que já é uma pessoa disciplinada, pois esse é um dos objetivos da ética relacionada ao ambiente escolar. Não adianta oferecer informações de como usar o computador se o principal que é a educação de valores não for transmitido?
Entretanto os ensinamentos passados aos alunos devem ser equilibrados a respeito do computador, o uso excessivo dele afasta o estudante da escrita e leitura de livros, já que a linguagem no espaço virtual é reduzida. Esse uso também ocasiona o afastamento do mundo real, como forma de refúgio de algum problema sendo mais freqüente em adolescentes. Talvez seja esse o motivo de tantos crimes na internet, em especial dois crimes: Plágio e o Hacker.

Desvantagens

A falta de conhecimentos, os vícios na internet, e os problemas emocionais influenciam nos princípios do indivíduo, ou seja, esses valores serão manifestados reações criminosas. Como se pode perceber no plágio, o roubo de conteúdos na rede confirma a incapacidade de discernir o certo do errado. Muitas vezes, até mesmo os estudantes para obterem notas acabam copiando arquivos de outros usuários por falta de tempo ou de capacidade para finalizarem os trabalhos. O plágio na verdade é a apresentação de qualquer trabalho que seja de outra pessoa sem permissão e afirmando que é de autoria própria. Porém, há vários tipos de plagiadores: amador, invejoso, preguiçoso, incoerente e o inseguro. Nesse texto quero destacar o plagiador inseguro por apresentar características que mais se identificam com as pessoas, “ele é tão inseguro que não consegue se esforçar para criar algo do zero, não tem fé em si mesmo, falta auto-estima, falta equilíbrio e tenta mentir pra si mesmo quando pratica o ato de copiar conteúdo de terceiros”. (OFICINA, online)
Outro crime que atormenta os usuários é o Hacker, causador de problemas geralmente em sites de relacionamento, o qual bloqueia o acesso do próprio usuário e usa o site da forma que bem entende, muitas vezes denegrindo a imagem do sujeito afetado.

Há muita controvérsia em relação à palavra hacker. Na sua origem, nos anos 60, era usada para designar as pessoas que se interessavam em programar computadores. Passados mais de quarenta anos, após o surgimento do computador pessoal e da Internet, o sentido da palavra hacker mudou e hoje ela é usada nos noticiários para definir invasores de sistemas alheios e até autores de crimes eletrônicos, para desespero dos hackers originais. Os hackers da velha guarda defendem a categoria e um código de ética. Outros, que também intitulam-se hackers, promovem invasões, a disseminação de vírus por computador e gostam de divulgar seus codinomes.(FUTURO, online)



Conclusão

Podemos concluir esse texto, analisando que o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais avançado. E, portanto, estabelecer regras para que essas novas descobertas não virem bagunça são de grande importância. A ética se tornou então, um aspecto de conceituar o certo do errado. Essa palavra nos mostra que um princípio e um valor contam muito em favor da interação entre indivíduos, principalmente na internet.
No ambiente escolar é preciso transmitir e vivenciar a ética. Ter acesso ao computador não é o suficiente necessita-se ter informações de como usá-lo. Ou seja, cabe ao educador essa tarefa, no entanto ele deve viver a ética. Essa é a questão da transformação tão citada no âmbito da educação, modificar, reinventar e atualizar são aspectos dessa transformação. Por resultado, percebe-se que a ética tem forte relação com as novas tecnologias, pois não adianta apenas nos mecanizarmos no computador e esquecer que o mesmo foi criado pelo homem, o qual evolui intelectualmente.


Referências

FAGUNDES, L.C. Uma lenta conexão. In: Revista Nova Escola. n. 239, p.134. v. 26: Fundação Victor Civita, 2011.

FUTURO da Internet. Online. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net10.htm. Acessado em maio de 2011.

MASIERO, Paulo Cesar. Ética em computação. São Paulo:USP, 2000.209p.

MOÇO, Anderson. Um desafio real. In: Revista Nova Escola. n.236, p.92. v. 25: Fundação Victor Civita, 2010.

OFICINA na Net. Online. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/internet/plagio-na-internet. Acessado em: maio de 2011.

SCHWARTZ,G. Tecnologia em Debate. In: Revista Educação. n.especial, p. 4e5. São Paulo: Segmento, 2010.

VIEIRA, C. A. Ética na Internet. Online. Disponível em http://etica-cav.blogspot.com/>Acessado em maio de 2011.







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